Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

O que é isolamento acústico?

Isolamento acústico é o processo pelo qual se objetiva impedir a transmissão sonora de um ambiente para o outro, eliminando os ruídos prejudiciais à saúde, onde requer critérios bem definidos, garantindo a eficácia e segurança do isolamento.

Esta transmissão se dá através tanto do meio aéreo, onde a energia sonora é transmitida pelo ar, quanto pelo meio sólido, onde a transmissão da energia se dá pela estrutura. O isolamento acústico deve ser projetado e executado com muito critério, pois uma falha na composição dos materiais ou no método construtivo utilizado pode permitir a passagem do som quase em sua totalidade.

O que é um bom isolante acústico?

Material pesado ou seja que apresente grande massa molecular e tem por finalidade impedir que o som passe de um ambiente para outro.

O que é condicionamento acústico?

É adequar o campo acústico interno à finalidade do ambiente, promovendo o conforto e a percepção de qualidade.

 

Ruído de impacto:
passos do apartamento superior, é transmitido via estrutura, ou seja, pela vibração que caminha através de teto e paredes, chegando até o receptor (quem ouve).
O isolamento deste tipo de ruído exige um sistema de amortecimento, como pisos flutuantes, evitando que o impacto “alcance” a estrutura principal.

A utilização de forros no andar de baixo são pouco eficientes, pois atenuam parte do ruído proveniente do teto, permitindo ainda a passagem da parcela de ruído transmitida pelas paredes. 

Ruído aéreo:
vozes, trânsito, aviões ou música, é feito com barreiras, como paredes, divisórias, portas ou janelas.
Quanto maior o peso ou a massa destes componentes, maior o seu índice de isolamento acústico. 

O que é um bom isolante acústico? Material pesado ou seja que apresenta grande massa molecular e tem por finalidade impedir que o som passe de um ambiente para o outro.

O que é um bom absorvedor acústico? Material geralmente leve poroso ou fibroso que tem a finalidade de melhorar o conforto acústico diminuindo o ruído no interior dos ambientes. Atua transformando energia sonora em energia térmica e não impede a passagem do som para outros ambientes. 

 

tabela 1

 
 
 
 

Níveis de conforto acústico no ambiente construído

 
 
 
 

tabela 2

 
 
 
 

Tempo de exposição permitido em função dos efeitos sonoros no ambiente de trabalho

 
 
 
 

tabela 3