Acústica Brasília

Marcenaria Especial

A B & B Marcenaria era uma empresa prestadora de serviços de Marcenaria e comercio nos seus mais diversos ramos, fundada em janeiro de 1998. Em sua razão social estava presentes dois componentes fundamentais em sua criação, a saber: ”Acústica Brasília”; reflete a necessidade dos fundadores de compartilhar seus conhecimentos em prol de outras pessoas e empresas; DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO: o desafio contínuo; base da modernidade e, por consequência, condição para a tão desejada competitividade empresarial e pessoal.

Benjamim Teixeira de Lima Júnior   Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

QNM 36 Conjunto B Casa 18  CEP 72145-602 Taguatinga DF

                         

Tel: 061 3032 5396  fixo GVT          Tel: 061 98260 7073  celular TIM 

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

A ergonomia aliada ao Design como ferramenta integrante de todo o processo de concepção de produtos.
The ergonomics allied aw Design asked tool integrating of all the process of conception of product.

Palavras-Chave: Design, Ergonomia, Ferramenta Integrante.
Resumo: O presente artigo tem por objetivo salientar a importância da ergonomia como uma ferramenta integrante e ativa de todo o processo de design de um produto, esclarecendo a sua verdadeira relação entre o bem estar do usuário com os bens de consumo, buscando resgatar a verdadeira conceituação do que é design, qual é o objetivo da ergonomia, quando começou a relação do design com a ergonomia e a importância da relação entre a ergonomia e o design para o futuro do desenvolvimento da profissão.

Key-words: Design, Ergonomics, Integral Tool.
Sumary: The present article has for objective to point out the importance of the ergonomics as na integral tool and active of whole the process of design of a product, ho showing its true connection between the comfort of the users with the consumer goods, searching to get back the true conceituation of what design is, which is the objective of ergonomics, when the design connection beguns and the importance of connection between ergonomics and design to the profession development.


A saúde e os bens de consumo.
A forma mais abrangente de apresentar o conceito de Saúde é utilizando a definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), que a expressa como o estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de enfermidade. É evidente o caráter subjetivo dessa definição, pois é difícil quantificar o bem-estar, entretanto, isso favorece a compreensão de que é necessário atuar sobre todos os fatores que venham a interferir nesse estado. No ambiente de trabalho, no lazer, ou no próprio lar, esses fatores são chamados de riscos ocupacionais.

As doenças ocupacionais são aquelas decorrentes da exposição do ser humano aos riscos ambientais, ergonômicos ou de acidentes. Elas se caracterizam quando se estabelece o nexo causal entre os danos observados na saúde e a exposição a determinados riscos. Dessa forma, se o risco está presente, uma conseqüência é a atuação sobre o organismo humano que a ele está exposto, alterando sua qualidade de vida. Essa alteração pode ocorrer de diversas formas, dependendo dos agentes atuantes, do tempo de exposição, das condições inerentes a cada indivíduo e de fatores do meio em que se vive. Consciente dos riscos o designer como agente criador deve prever não só a funcionalidade e a estética, mas os aspectos que poderão por em risco a integridade física (saúde) não só do consumidor final, mas todos aqueles que irão manusear o produto, desde a sua produção até a sua manutenção quando este estiver em uso.

Na etapa de antecipação dos riscos é fundamental para a atuação do Designer a aplicação da ergonomia e suas diversas ferramentas. Essa etapa envolve a análise de projetos de novos sistemas funcionais, métodos ou processos de usabilidade e manuseio, identificar os riscos potenciais e introduzir medidas de proteção para sua redução ou eliminação. A atuação eficaz do Designer, nessa etapa, irá garantir projetos que eliminem alguns riscos antecipados e neutralizem aqueles inerentes à atividade ou ao manuseio do produto.

Outra etapa do processo de prevenção é a de reconhecimento dos riscos. Nesse caso, o risco já está presente e será preciso intervir na estrutura do projeto. Reconhecer os riscos é uma tarefa que exige observação cuidadosa das condições funcionais, caracterização das atividades com o produto, entrevistas e pesquisas junto ao usuário. Infelizmente, há ocasiões em que os riscos são identificados após o comprometimento da saúde do usuário. Nesses casos, caberá ao designer em conjunto com a empresa intervir com rapidez, para impedir que outros consumidores sejam expostos ao risco.

A adoção das medidas de controle, que representam uma outra etapa da prevenção, será antecedida pela etapa de avaliação dos riscos, quando eles serão quantificados para subsidiar seu controle. A requerida intervenção se fará, na maioria das vezes, nas fontes geradoras dos riscos, nas possíveis trajetórias e nos meios de propagação dos agentes. Sendo assim, o Designer deverá especificar e propor alterações no arranjo físico, corrigindo adequadamente, todos os problemas pertinentes ao projeto.

Em todas essas etapas, a ergonomia esta contribuindo com a prevenção das doenças e acidentes, pois os agentes causadores estarão sendo o objeto principal de sua atuação. Assim, não apenas se caracteriza um papel preventivo, mas também se observa que o Designer atua como agente preventivo visando preservar e melhorar a qualidade de vida do ser humano, condição que estreita a relação entre o design de produto e a ergonomia.

O que é Design
Atualmente houve a popularização da palavra design. Quase tudo e todos utilizam essa palavra, seja para vender, para qualificar ou para designar algo, mas a maioria não sabe o que esta palavra, o que este "termo" significa.

O mercado exige alta performance nos projetos de Isolamento Acústico e tratamento acústico para a Indústria e a Construção civil. A Acústica Brasília, com mais de 10 anos no mercado, conseguiu adicionar ao seu portfólio um linha ampla de produtos e serviços para atender a este crescente mercado.

Cada vez mais se faz crescente a busca pelo conforto acústico em ambientes de trabalho, áreas de convivência e comercio em geral, residências e indústrias, a Acústica Brasília trabalha ao lado de grandes construtoras e Empresas de Engenharia executando projetos de Isolamento acústico em todo o território nacional vendemos e instalamos as mais conceituadas marcas com a parceria dos melhores fornecedores de Brasília.

                

Projetos de Isolamento acústico exigem materiais de alta qualidade e mão de obra qualificada. A Acústica Brasília conseguiu reunir a experiência e a capacidade necessárias para responder com rapidez e eficiência a projetos ligados a instalações industriais, escritórios e conjuntos residenciais, firmamos parceria com a Paper House.

     

A Acústica Brasília é responsável pela instalação de materiais de isolamento acústico e tratamento acústicos em várias salas de entretenimento no DF e em várias partes do Brasil:

  • Salas de cinema;
  • Restaurantes;
  • Consultórios psiquiátricos;
  • Auditórios;
  • Salas de videoconferência;
  • Salões e Pavilhões para feiras e Convenções;

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

O que é isolamento acústico?

Isolamento acústico é o processo pelo qual se objetiva impedir a transmissão sonora de um ambiente para o outro, eliminando os ruídos prejudiciais à saúde, onde requer critérios bem definidos, garantindo a eficácia e segurança do isolamento.

Esta transmissão se dá através tanto do meio aéreo, onde a energia sonora é transmitida pelo ar, quanto pelo meio sólido, onde a transmissão da energia se dá pela estrutura. O isolamento acústico deve ser projetado e executado com muito critério, pois uma falha na composição dos materiais ou no método construtivo utilizado pode permitir a passagem do som quase em sua totalidade.

O que é um bom isolante acústico?

Material pesado ou seja que apresente grande massa molecular e tem por finalidade impedir que o som passe de um ambiente para outro.

O que é condicionamento acústico?

É adequar o campo acústico interno à finalidade do ambiente, promovendo o conforto e a percepção de qualidade.

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

Nosso primeiro post de 2013 será um pouco diferente. Vou colocar uma pequena crônica do Rubem Braga, escrita no ano de 1953, que fala sobre o ruído entre os vizinhos de um edifício, algo muito comum hoje.

Um detalhe especial nessa crônica é o jogo com os números, um ponto de discórdia na acústica, o nível de ruído, ou número de decibéis como muitos falam. Precisamos de um número para definir um meio termo, caso contrário nunca chegaremos a um consenso. Para isso temos a norma NBR 10.152 que nos indica níveis para o conforto, o que nem sempre é verdade. E temos a NBR 15.575 que indica níveis de desempenho para atender a anterior, números esses questionados por muitos, desde o vizinho de baixo a construtora

Estamos num momento de viver em condomínios e em meio a vários números para tentar apaziguar ânimos entre vizinhos… 

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

A  B & B Marcenaria era uma empresa prestadora de serviços de Marcenaria e comercio nos seus mais diversos ramos, fundada em janeiro de 1998 e encerrada em 2016 de agora em diante renasce com uma nova identidade a Acústica Brasília tendo em sua frente e administração o Bevenildo Teixeira como representante legal. E continuará presentes dois componentes fundamentais de sua antiga criação, a saber: ”Acústica Brasília”; reflete a necessidade dos fundadores de compartilhar seus conhecimentos em prol de outras pessoas e empresas, DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO o desafio contínuo, base da modernidade e por consequência, condição para a tão desejada competitividade empresarial e pessoal levando ao mercado de Brasília e região o melhor da acústica em tratamento e isolamento do som primando pela qualidade dos produtos como a competitividade dos preços, e têm incoporado agora ramos diferentes como uma pequena construtora oferecendo aos seus amigos e clientes serviços de pequenas e médias construções e  ou reformas bem como sua conhecida marcenaria tendo o Bartolomeu Teixeira a frente do setor com já 20 anos de experiencia na praça brasiliense. O antigo Fundador Benjamim Júnior agora atende como consultor em acústica sendo o responsável por este ramo nesta empresa totalmente família em Brasília que veu para a capital para fica.