Elétrica e Iluminação

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Para muitos, os projetos elétricos residenciais são uma parte descartável do planejamento de reforma ou construção de uma casa, mas pessoas pensam assim porque não compreendem a importância do projeto e a quantidade de riscos que são minimizados através dele. O projeto elétrico planeja como funcionará toda a fiação elétrica e futuras instalações na residência.

 

Com a realização do projeto, acidentes e problemas com instalações futuras são evitados. Problemas que só são observados após a compra e a instalação dos moradores na residência acabam, por exemplo, no momento da instalação de um sistema de alarme ou de um ar-condicionado, os moradores que adquiriram o imóvel sem se atentar ao projeto elétrico. Ou seja, ao invés de se preocupar apenas com a manutenção do imóvel, os proprietários podem ter que “mexer” na estrutura da casa, o que, convenhamos, é uma dor de cabeça que pode ser evitada.

Seja para a reforma, construção ou compra de um imóvel, exija sempre o projeto elétrico para garantir a sua segurança e de sua família e evitar problemas futuros com a estrutura da sua residência. E não esqueça, conte sempre com a empresa especializada para contratar serviços de alta qualidade!

Apesar de existirem a bastante tempo, as lâmpadas de LED tem se popularizado nos últimos anos, sendo usadas em vários aparelhos do nosso dia a dia, como o celular, TV, Computadores, lanternas e até faróis de carros, mas quais são as vantagens das lâmpadas de LED?

Compensa mudar a sua iluminação convencional por uma LED?

Em questão de economia, durabilidade e sustentabilidade compensa e muito optar pela LED.

Para exemplificar, uma TV de LED tem uma economia de 80% de consumo de energia se comparada a uma TV de Plasma.

Uma lâmpada de LED pode chegar a 50.000h úteis, enquanto a incandescente chega a 1.000h, e a fluorescente  compacta 6.000h, ou seja sua durabilidade é de 50 lâmpadas incandescente e 8 lâmpadas fluorescente compacta.

Utilização na decoração

Além de todas as vantagens econômicas, as lâmpadas led se saem muito bem quando o assunto é decoração, tanto por ser pequena e fácil de ser adaptada a qualquer lugar, quanto por causa da sua eficiência de iluminação.

Separamos algumas imagens que exemplificam bem as possibilidades que ela proporciona:

E aí? Você já utiliza lâmpadas de LED na sua casa e nas suas decorações?

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
Um ar condicionado barulhento pode se tornar dor de cabeça tanto para quem está no ambiente climatizado, quanto para vizinhos em áreas externas. É normal os aparelhos de ar condicionado emitirem alguns ruídos. Entretanto, se os barulhos forem acima do permitido, é preciso realizar um projeto de atenuação acústica seja em pequenas instalações domésticas ou grandes projetos industriais. Para explicar como funciona este processo de redução de ruídos, o portal WebArCondicionado entrevistou o diretor geral da Briza Acústica, Valdenir Soriani. 

O que são ruídos em sistemas de ar-condicionado?

Valdenir Soriani: Qualquer aparelho pode produzir ruído acima dos limites estabelecidos pelas normas vigentes. O ruído produzido pelo sistema de ar condicionado, no interior de ambientes habitados, é regulamentado pela NBR 10.152 da ABNT de dezembro de 1.987. Já nas áreas externas, a regulamentação fica por conta da NBR 10.151 e pelas leis Estaduais e Municipais, que legislam sobre direito de vizinhança.

Na maioria dos casos, os mini-splits (split hi-wall) produzem ruído no interior do ambiente superior aos limites recomendados pelas normas. Enquanto as condensadoras destes mini-splits podem produzir sons que se propagam para a vizinhança acima dos limites estabelecidos por lei.

O que é a acústica aplicada em ar-condicionado?
VS: É o estudo dos níveis de ruído produzidos pelos sistemas de ar-condicionado, comparação destes níveis com as normas vigentes e a apresentação de soluções técnicas para redução destes sons quando os mesmos estiverem acima dos limites recomendados.

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

A principal vantagem desse tipo de contratação é poder contar com a PEQUENAS REFORMA que é especializada na execução dos serviços técnicos desse seguimento, que agregam confiabilidade e velocidade às obras. Confira abaixo como contornar problemas e outros aspectos críticos que envolvem serviços de instalações elétricas:

Definição de fornecedor e fabricante e materiais

É necessário definir em contrato o tipo de fornecedor e fabricante de materiais a serem utilizados. Cabe lembrar que há grande diferença de qualidade entre os materiais oferecidos no mercado.
Controle de qualidade

É importante que as estruturas sejam testadas depois de prontas. Cheque também o atendimento das normas de instalações e de concessionárias locais. 
Segurança e qualificação de mão de obra

 

O trabalho com instalações elétricas exige profissionais devidamente qualificados. No canteiro de obras, jamais deve ser autorizado o trabalho de pessoas não capacitadas para serviços de eletricidade. O contrato pode evitar problemas futuros ao deixar clara essa exigência da construtora.